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Monday, October 09, 2006

Atividade-3 Émile Durkheim e suas definições de educação

1. Quala posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Segundo Durkheim, esta definição é muito ampla e não contempla o que significa verdadeiramente a Educação, mas concorda com Stuar Mill, quando se refere as diversas influências das coisas sobre o homem, já não cabe falarmos em perfeição, pois a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre os outros, difere das que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes. Assim, cada sujeito é unico, porque nele estão contidas as vivências do meio social ao qual está inserido.

2. Quais as dusa ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que ocorrem?

Durkheim discorda com algumas idéias apresentadas, quando refletimos sobre a relação das mesmas com a definição de Educação. Segundso kant, seria perfeição o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas. Para Durkheim a perfeição e a harmonia dificilmente serão alcançadas, isto porque há diferença entre os individuos, na escolha individual, nas suas capacidade, habilidades...,"e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação" (Durkheim).
Na relação entre Educação e Educação Utilitária, o autor observa que a educação, assim como o sujeito está situado num espaço e tempo que o faz acreditar de que a educação acompanha o ideal de sociedade e o contexto histórico da mesma, religião, organização política, o pensamento, as idéias desta sociedade, ou seja, todo o passado da humanidade contribuiu para estabelecer esse conjunto de princípios que dirigem a educação de hoje: toda nossa história aí deixou traços, como também deixou a história dos povos que nos precederam.


3. O que é preciso, de acoro com Durkheim, para definir educação?

Segundo Durkheim, para definir aeducação é preciso considerear os sistemas educativos atuais e os de outrora, analisá-los e deles observar os objetivos comuns e a partir desta análise elaborar um novo conceito de educação. Para que haja educação, faz se necessário que haja, uma geração de adultos, uma gração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

Segundo Durkheim, as idéias sobre o progresso, direito e deveres, ciência, arte e a natureza humana levaram a sociedade à organizar um ideal de homem impulsionada pela necessidade de se situar no tempo e no espaço.

5. Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado têm que suscitar na criança ?

Duekheim diz, que o ideal deve suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros. Certos estados físicos e mentais, que que o grupo social particular ( casta, classe, família, profissão ) considera igualmente indispensável a todos que a formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição " A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim?Explique?

Durkheim conclui dizendo, que a educação tem como finalidade provocar na criança atitudes físicas, intelectuais, e morais, definidas pela siciedade como ecenciais, ou seja, é através da educação que as gerações preparam as crianças para uma existência social, sendo moldadas de acordo com os princípios e necessidades do grupo social, no qual estão inseridas.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

O autor explica que há uma relação de dependência entre a sociedade e o indivíduo, porque o indivíduo muda conforme a sociedade. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. A ação exercida pela sociedade tem o objetivo de engrandecer o indivíduo, mas sem dúvida, este engrandece pelo seu próprio esforço, absorvendo conhecimentos , socializando-os e acabando por modificar a sociedade.



Observação: Queridos professores, adorei o texto mesmo embora o mesmo ser bem complexo. Tive a necessidade de ler o mesmo mais de uma vez para compreendê-lo. um grande abraço.

Anete T. Severo

2 Comments:

At 3:51 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Anete
Vi que conseguiste retirar a atividade de lá e colocar aqui. Isso é bom pelo exercício, pois não necessitava tirar lá :) apenas colocar aqui. Mas, o exercício de transitar pelos ambientes é bom. Aos poucos vais te familiarizando e as coisas começam a fluir.
abraço,
Suzana

 
At 1:40 PM, Blogger janda said...

Anete: Vejo que ainda não fizeste a tividade 5-Weber, de ECS. Pede que se comente em 4 blogs. Quando fizeres, volto a comentar. Um abraço, Jandira

 

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