anete

Thursday, November 02, 2006

ECS-6 Weber ||

As participações no fóram estão dando enfoque a muitas questões, com as quais convivemos no ambiente escolar, entre elas estão:

*Somos pessoas que nos deixamos dominar, por medo ou insegurança não falamos e não agimos da forma que gostaríamos agir e acabamos aceitando...
*Professores que se dizem democráticos, mas experênciamos que isto não acontece...
*Somos dominados e dominantes, conforme hierarquia dentro da escola;
*O poder leva as pessoas a se tornarem diferentes...
*Os três tipos de dominação são visíveis na escola...
*Os tipos de dominío são necessários para a organozação e a ordem no ambiente escolar;
*Professores assumem papel de dominantes em sala de aula...

2)Relações de :
ser/estar x papéis: refletindo sobre esse assunto na escola, compreendo que esses papéis se invertem. Por exemplo: hoje posse ser diretora, amanhã ao término do mandato, posso estar exercendo novamente a função de professora numa sala de aula.
A escolha para diretores acabou, mas já começa outro dilema. EStá chegando a época em que iremos escolher a série, a turma, na qual deveremos atuar no ano seguinte. Isto gera uma certa polêmica, pois devido a antiguidade do professor no educandário, dá a ele um determinado poder de escolha, mesmo embora o mesmo não tendo tanta habilidade para atuar em determinada função ou série. Este "direito" deixa colegas insatisfeitos em muitas vezes.

Poder / hierarquia, identifico a hierarquia ou formas de poder no ambiente escolar. Por exemplo : nós professores em sala de aula temos o poder de exercer o dominío sobre o nosso aluno, e temos que ter domínio. A diretora tem o poder de citar as regras para professores e alunos cumprirem, portanto, ela exerce o domínio sobre ambos.

1 Comments:

At 2:35 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Continuando o comentário da Vanice...

Especialmente estas questões que não estão na lei como, por exemplo, as hierarquias criadas em diversos momentos do cotidiano escolar, mostram as formas mais sutis de dominação que enfrentamos. Tu exemplificastes bem, trazendo a questão da escolha de turmas e séries que nos é tão familiar e onde o poder se estabelece de forma tão 'natural' que, muitas vezes, nem npos damos conta. Que criticamos e, tão logo seja a nossa vez, assumimos sem questionar.

abraço,
Suzana

 

Post a Comment

<< Home