anete

Sunday, November 05, 2006

ECS-7 MARX & ENGELS

Marx e Engels viveram no século XlX. Ambos foram intelectuais e filósofos alemães. Engels era o protetor de Marx pelo fato de ser rico e Marx era pobre miserável, pois nascera numa família classe média, em 5 de maio de 1818, em Tréveris na Alemanha. Tendo descendência judaica , sua família acabou por se converter ao cristianismo, devido as restrições à presença de judeus no serviço público. Em 1835, então já adolescente, ingressou no mundo acadêmico, cursou direito, filosofia e história , nas Universidades de Bonn e Berlin, seguidor das idéias de Engels, idealizou uma sociedade mais justa, ou seja, uma sociedade com uma distribuição de renda mais justa. Marx tornou-se um dos fundadores da sociologia . Foi expulso da maioria dos países europeus devido a sua posição radical , tendo sido considerada como de esquerda , portanto, inaceitáveis. Seu envolvimento com os radicais franceses e alemães, em torno de 1840, fez com que atacasse o capitalismo. Sendo um revolucionário no movimento operário, seu propósito era de unir a classe trabalhadora, com o objetivo de derrubar os capitalistas, pois o capitalismo era causa principal na desordem humana.
As idéias de karl Marx trouxeram reflexo político da Revolução Industrial, e o domínio da da classe burguesa . Marx faleceu em Londres, em 14 de março de 1883. As idéias Marxistas ainda influênciam muitos historiadores e cientístas políticos.
Friedrich Engels, nasceu em 28 de novembro de 1820, em Barman, na Alemanha e morreu em 5 de agosto de 1895. Era filho único de um rico industriário de Barmen (Alemanha), muito religioso e conservador, Foi criado num ambiente com tendêncoa muito forte do protestantismo alemão. Na juventude, ficou impressionado com a miséria em que viviam os trabalhadores das fábricas de sua família. Ainda estudante, aderiu as idéias de esquerda, isso o levou a aproximar-se de Marx e tornou-se o amigo fiel, colaborador e protetor do mesmo. Os dois objetivavam em seu tempo, o fim da sociedade capitalista e das instituições estatais, contribuindo para a libertação dos operáros, lutavam por melhores condições de trabalho para os operários, por sociedade menos capitalista . Defendiam a idéia de que a classe trabalhadora deveria unir-se . Nos dias atuais, podemos ainda identificar fortemente as influências de Marx e Engels em nossa sociedade, podemos reconhecê-las nos sindicatos, nos movimentos operários que lutam por direitos mais justos e condições de trabalho mais dignas. . . Outrossim, vemos partidos políticos fundamentados nas concepções desses famosos filosafos.

1 Comments:

At 6:41 AM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Anete
Fizestes um bom apanhado da trajetória dos autores. Seria interessante acrescentar ao final as fontes (livros, sítios) pesquisadas.

E como foi a ECS8? O que o grupo conversou, quais seus desafios, dificuldades e conquistas, suas expectativas etc.?

abraço,

Suzana Gutierrez

 

Post a Comment

<< Home