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Monday, December 18, 2006

Ecs 11- EDUCAÇÃO ESCOLAR E POLÍTICAS PÚBLICAS DO BRASIL

Desiguldades educativas estruturais no Brasil

Este é um assunto que nos inquieta,pois a realidade do ensino público no Brasil está critico. Estamos diante de uma Escola pública que está sendo levada ao sucateamento devido ao descaso por parte do Estado.Sabemos que as leis existem, foram elaboradas e descutidas para o bem de todos e garantido o direito a educação gratuita a todos. Existem muitas contradições entre o que as leis nos garantem e a forma de como estas são compreendidas e implantadas. E, muitas vezes esse direito não é garantido, porque vemos muitas crianças e adolescentes em idade escolar não tendo acesso ao ensino da rede pública por diferentes razões, entre elas, a falta de vagas, espaço fisico, mobília, professores...Mas, segundo a lei é direito garantido, isto só no papel.
Outro fator que encomoda muito é o fato do abandono da escola pública. Não temos material didático, o mínimo necessário que seja, para que possamos formar o educando para a vida, para a realidade que o cerca. Sim, porque agora estamos na era digital e a escola pública conta com o quadro de giz , o mimeógrafo e as famosas matrizes...Os professores em virtude dos baixos salários necessitam trabalhr quarenta ou sessenta horas para garantir sua sobrevivência. Este acúmulo de horas de trabalho prejudica seu fazer pedagógico e consequentemente o educando é prejudicado,pois afetará seu rendimento escolar, o fato do professor não dispor de tempo para criar atividades pedagógicas relevantes, significativas, que realmente venham de encontro às necessidades da comunidade escolar.
Assim, identifico o enfraquecimento do ensino da rede pública. O Estado é descompromissado com a educação, podemos identificar neste descaso a eterna filosofia de governo que age obscuramente, sendo a educação vista como um gasto, quando deveria ser reconhecida como um investimento.Investir mais no ensino público poderia formar sujeitos pensantes, criticos,isto poderia não ser muito favorável, pois os indivíduos poderiam identificar seus diritos como cidadãos, se tornarem questionadores e aí a manipulação se tornaria mais difícil. E outrossim, existe um mito de que a população que frequenta os bancos escolares da rede pública não sonha com nível superior, portanto, fica subentendida nas entrelinhas de que estes devem ser instruídos simplesmente para mão de obra, e se possível, barata. AS vagas das universidades públicas ficam para aquela pequena camada que se localiza no topo da pirâmide social, porque os mesmos frequentam a rede de ensino privada, nesta estes têm acesso as mais diversificadas metodologias, o mundo digital e tudo que um sujeito tem asegurado na legislação que a rede pública deveria, mas não oferece. Enquannto as leis ficarem só para enfeitar o papel, não vejo saida para nosso querido Brasil. Mas temos que continuar lutando por uma educação de qualidade, cada um de nós profissionais da àrea devemos dar nossa contribuição. Quem sabe algum dia a nossa realidade mude. Acredito que um passo importante está sendo dado, este passo é o programa, Universidade para todos. Só espero que realmente este contemple os alunos da rede de ensino público.

1 Comments:

At 6:25 PM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Anete

Apontastes bem as contradições que existem entre as políticas públicas e a realidade. Igualdade de oportunidades e uma previsão legal de igualdade não se traduzem em real igualdade.
Mesmo com vagas e escola de qualidade garantidas é preciso que o jovempossa frequentar a escola, ou seja, que não precise deste tempo para lutar por sua sobrevivência.

abraço!
Suzana

 

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