anete

Tuesday, December 26, 2006

Postagem final da atividade ECS- 11 grupo F

:: ECS 11



Akkari.A.J.Desigualdades educativas estruturais no Brasil: entre estado, privatização e descentralização.n.Educação e Sociedade, ano XXIII, n.74.abril 2001.p.163-189

Visitas a sites do MEC e Secretaria de Educação do RS

Grupo F

Componentes: Anete,Elsa, Marta, Nilsa, Sandra A.e Silvana M.

No Brasil existe muitas diferenças entre o ensino público e privado. A procura pelo ensino privado é sempre por famílias de classes mais abastadas que pensa em oferecer uma educação de mais qualidade para seus filhos pois este acabam por fazer um vestibular e concluindo um curso superior. Com mais preparo conseguem vagas nas universidades públicas. Os que vem de escola pública em contra-partida acabam indo para universidades privadas ou desistem de estudar. Particularmente achamos que o ensino do nosso município, pouco difere das escolas privadas em matéria de conteúdo, principalmente nas séries iniciais, a escola particular oferece melhores condições materiais e mais acesso a atividades culturais. A cobrança também é maior de pais e professores, pois tudo é pago.
O ano de 1996, foi promulgado como a década da educação e trouxe algumas mudanças que afetaram muito o cotidiano escolar. Entre outras a de oferecer o ensino regular a portadores de necessidades especiais, a permanência do aluno na escola e a responsabilidade de todo o ensino fundamental gradativamente para os municípios.
A questão da inclusão, está acontecendo em todas as escolas sem preparo nenhum. Sobrecarrega muito o professor que além de ter que dar conta dos ditos "normais" muitas vezes não sabe como lidar com o aluno especial. Não se faz diferença no número de alunos, nem tem grupo de apoio. Consideramos que inclusão está mal entendida. O fato do aluno frequentar somente a escola regular sem condições para isso pouco lhe acrescenta. Há casos que não é para o ensino regular como no caso do autismo. Quanto a permanência da criança na escola em algumas comunidades até funciona acionar o conselho tutelar, mas pelo nosso debate vimos que na maioria dos casos principalmente onde existe mais situações de risco, de nada adianta o conselho tutelar pois os alunos "desaparecem" da escola.
Outra questão bastante debatida foi a responsabilidade do município por todo o ensino fundamental. Quem passsou ou está passando por esta transição está sentindo que os espaços físicos estão diminuíndo nas escolas, os problemas de brigas aumentaram e as turmas estão cada vez maiores, sem falar na falta de professores na área. Atendemos a mais alunos com menor qualidade de ensino e menos recursos. Para ampliar até as séries finais é necessário mais investimentos para manter a qualidade. Dispensamos como investimento o livro didático que recebemos, pois não está adequado com a realidade em que estamos inseridos. Sua utilidade é como motivação visual e para recortes que muitas vezes transformamos em jogos. Criticamos a política neoliberal, que passa a responsabilidade da educação para terceiros. A educação é responsabilidade do Estado. Acreditamos que parceria com voluntários pode ser uma boa proposta, desde que haja critérios como esta parceria se dará.
Conclusão: As diferenças entre as redes de ensino no Brasil são muitos grandes. É necessário investir de maneira correta para que a escola pública ofereça um ensino de qualidade. Construir mais escolas, oferecer melhores recursos materiais e humanos. Preocupar-se em formar cidadãos oferecedo a igualdade de oportunidades, quem sabe assim diminuiria as diferenças de escolarização entre Norte/Nordeste e Sul/Sudeste e a escola deixaria de reproduzir as diferenças sociais.



[el] [8:44 AM]
[ link permanente ] [] [ links para este post ]



.:: comentários:
Postar um comentário

.:: Links para este post:
Fórum ESC 11
O nosso trabalho em grupo no fórum permitiu várias trocas de experiências. Todos tiveram uma grande postura. Assumimos nossas responsabilidades e nos entrosamos muito bem. A conversa foi bem informal, parecia que estávamos uma do lado ...

2 Comments:

At 6:33 PM, Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi Anete

Estás com tudo em dia. Se resolver revisar alguma coisa, não edita as postagens, posta novamente e me avisa.

Parabéns pelo comprometimento na realização das atividades.
abraço e feliz 2007.

abraço!
Suzana

 
At 6:36 PM, Blogger Suzana Gutierrez said...

em tempo :) Falta apenas a ECS 10.
Já vi tua participação lá. Deixa para fazer a atividade até o dia 12/1. Não tem pressa.
abraço,
Suzana

 

Post a Comment

<< Home